Quebrar
paredes
com papel.
Alberto Pereira é Artista Visual, Comunicador Social e Designer Gráfico nascido no Rio de Janeiro e criado entre Niterói, Rio de Janeiro, Brasília e Angra dos Reis.
_Imprensa
2023
2022
Rodrigo Retka - Arte de Segunda
RFI - Rádio França Internacional
2021
2020
Il Giornale Delle Belle Notizie
2019
2018
O Globo
Revista Hotéis
Lebtivity
Ahram Online
ECOB
Agência de Notícias Brasil-Árabe
2017
The Summer Hunter
Cultura Niterói
O Fluminense
2016
R7
Correio Braziliense
TNM
Zupi Magazine
Metrópoles
M de Mulher
A Revista da Mulher
Catraca Livre
2015
"Ao encontrar uma voz, a imagem experimenta uma forma de enquadrar-se, um deslocamento contextual que traz à luz significados potenciais em que ninguém pensava antes da imagem ser recontextualizada dessa maneira." - tradução livre de Maxime Boidy (2017), Les Études Visuelles. Saint Denis: PUV, citado em FRANCISCO, Carla. « Alberto Pereira, un « Black artist » brésilien ». Dans : Visual Slavery, [En ligne], mis en ligne le 27 sept. 2018. Disponible sur: https://imageslavery.hypotheses.org/285.
Alberto Pereira é artista visual por vocação, com formação em Comunicação Social pela PUC-Rio e Design Gráfico no SENAI Artes Gráficas. Nascido no Rio de Janeiro, foi criado entre Niterói, Rio, Brasília e Angra dos Reis. Sua pesquisa artística utiliza abordagens baseadas na Colagem e na Semiótica, onde estudo, técnica e linguagem alinham-se em composições digitais, palavras e lambe-lambe, vertente da arte urbana que utiliza o papel como ferramenta, plataforma e material de expressão.
Seus trabalhos foram apresentados em exposições individuais, coletivas, festivais de arte digital, urbana, chamadas públicas independentes e salões de arte contemporânea em países como Argentina, Brasil, Egito, França, Itália e Líbano. Sendo um dos principais nomes na técnica dos lambe-lambe no país, em 2016 criou a rede Lambes Brasil, focada na divulgação, valorização e produção de eventos e oportunidades aos artistas de rua produtores de lambe-lambe em território nacional. A rede co produziu eventos na Argentina, Brasil, Egito, Líbano além de promover iniciativas independentes em Manaus (AM), Macaíba (RN), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
_Início na rua
Teve primeiro contato com a arte urbana a partir dos cartazes colados pelo Coletivo Gráfico e artistas como Denne e Rafo Castro. Começou a fazer intervenção urbana em 2011 após um aumento exorbitante das passagens do metrô, quando o Rio ganhou o título de transporte mais caro do Brasil. Colava dentro das estações e vagões no trânsito entre casa, faculdade e trabalho.
_Formação
Técnico em Design Gráfico pelo SENAI-RJ (2009)
Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012)
Extensão em Strategic Thinking pela State University of New York at New Paltz (2014)
Mestrando do Programa de PPGCOM da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

_Expos Solo
2018
LAMBE-LAMBE BRAZILIAN STREET ART - Brazil-Lebanon Cultural Center, Beirut, Líbano, LB
Facilitador: Sheyla Zago
2017
EMPATIA - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói, Rio de Janeiro, BR
Texto curatorial: Peter de Albuquerque
2015
#NEGRONOBRE - ELERJ - Escola do Legislativo do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
#NEGRONOBRE + Corrida Sim à Igualdade Racial com ID_Br - Fundição Progresso, Rio de Janeiro, BR
_Expos Coletivas (Seleção)
2023
Exposição Cidade 60+, Museu da República, Rio de Janeiro, BR
Produção: FOLGUEDO
2022
Por enquanto: os primeiros quarenta anos - Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense / Galeria de Arte Leuna Guimarães dos Santos
Curadoria: Alan Adi
2022
NALUTA NALATA - Museu Nacional da República, Brasília, BR
Curadoria: Simon Watson
Curador associado: Luan Cardoso
2022
Um olhar pro Sul, Porto Alegre, RS
Realização: Lateral Galeria e SOMOS Lares
2022
COLEÇÃO MAR + ENCICLOPÉDIA NEGRA - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Amanda Bonan, Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz
2021
EM CHAMAS - Reserva Cultural, Niterói Rio de Janeiro, BR
Provocação: Vilmar Madruga
2020
CASA CARIOCA - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Marcelo Campos e Joice Berth
2020
ALZHEIMER - Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Igor Fonseca / ArtBio
2019
A CIDADE VISÍVEL - Centro Cultural da UERJ, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Diogo Bessa
2019
O GRITO - PENCE Coletivo, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Silvana Marcelina
2018
SOMETHING ELSE OFF BIENNALE - DARB 1718, Cairo, EGY
Curadoria: Simon Njami
Direção Artística: Moataz Nasr
2016
#NEGRONOBRE - N Design Parahyba, João Pessoa, Paraíba, BR
2016
DESCAMADA - Antiga Fábrica da Bhering, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Bárbara Morais e Gabriel Moraes
_Coleções
Acervo MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, BR
_Festivais
2019
FESTIVAL LAMBESGÓIA - Goiânia, Goiás, BR
FESTIVAL M.U.R.A.L - Museu Murillo La Greca, Recife, Pernambuco, BR
2018
PEGLAM INTERNATIONAL PASTE UP - Sorocaba, São Paulo, BR
ORIGRAFFES ORIGINAL GRAFFITI ES - Serra, Espírito Santo, BR
2017
INFINITAS, FÁBRICA LAB - Vitória, Espírito Santo, BR
GALERIA PROVIDÊNCIA - Morro da Providência, Rio de Janeiro, BR
CHEAP FESTIVAL - Bolonha, Emília-Romanha, ITA
2016
ART RUA - Santo Cristo, Rio de Janeiro, BR
LA PREMIÈRE EXPO DE GIF, BALIBART - Paris, Ilha de França, FRA
_Residências Artísticas
2018
THERE IS NO BORDER HERE - The Nomad Curator - artist in residency, Cairo, EGY
CONEXUS PROJECT - The Nomad Curator - artist in residency, Beirute, LEB
2016
AFROTRANSCENDENCE - Red Bull Station, São Paulo, São Paulo, BR
Curadoria: Diane Lima
Mentores: Benjamin Abras, Mahal Pita, VJ Vigas
_Artigos & citações
2022
CAMPOS, Marcelo. “O freio da Blazer”, a “cara da dura”: notas sobre itinerários entre a cidade, a arte, institucionalidades e ascendências afro-brasileiras. Dossiê Escritos e re-escritos da arte afro-brasileira. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, PPGAV-UFRJ, v. 28, n. 43, p. 318-338, jan.-jun. 2022. ISSN-2448-3338. DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n43.18. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/54295/29656
2021
BAPTISTA, Juliana. Encontros entre Arte e Religião: Jesus pretinho vai à Missa. *Cientista Social. Mestranda em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (UNIRIO). Integra o Observatório do Patrimônio Religioso (OPR/UNIRIO). Endereço eletrônico: julianabpereira@edu.unirio.br, ORCID 0000-0002-5188-9853. Esse trabalho integra o conjunto de pesquisas do Observatório do Patrimônio Religioso, sendo parte de um projeto mais amplo de documentação e análise de obras de artistas contemporâneos que visam re-apresentar Jesus e outros personagens icônicos, por meio de grafites, lambes, pinturas etc. > Disponível para leitura aqui.
2020
CRUZ, Bianca. Arte Urbana como ferramenta de visibilidade na obra de Alberto Pereira < Universidade Federal Fluminense, Revista Cantareira > Disponível para leitura aqui.
2018
FRANCISCO, Carla. ALBERTO PEREIRA: UN “BLACK ARTIST” BRÉSILIEN « Alberto Pereira, un « Black artist » brésilien ». Dans : Visual Slavery, [En ligne], mis en ligne le 27 sept. 2018. Disponible sur: https://imageslavery.hypotheses.org/28
2018
DAMASCENA, C. A. (Cláudio Alves Damascena) ARTE NEGRA NA CONTEMPORANEIDADE: UM LUGAR DE CRÍTICA. « Monografia apresentada junto à Unidade de Educação a Distância e Tecnologia – EADTec/UFRPE como requisito parcial para conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Orientador(a):Profª M. Sc Marluce Vasconcelos de Carvalho. > Disponível para leitura aqui.
_Colaborações
