#NegroNobre programa Informe Cultural da TV Alerj

Entrevista para o programa Informe Cultural da TV Alerj sobre a exposição #NegroNobre em exibição na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro até o dia 08/12.



Tim Maia, Alcione, Martinho da Vila, Sandra de Sá e Jorge Ben, entre outros artistas negros brasileiros ilustres, viraram aristocratas do século XV a XIX na exposição “#NegroNobre”, em exibição na Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj). O projeto do designer niteroiense Alberto Pereira inseriu personalidades famosas em pinturas europeias renascentistas, barrocas e neoclássicas.

Misturando bom-humor e afirmação da negritude, Pereira começou a divulgar suas montagens nas redes sociais. Os quadros inusitados fizeram tanto sucesso que a brincadeira chamou a atenção de Sandra de Sá, uma das personagens retratadas. “A Sandra de Sá viu, gostou muito e me agradeceu e compartilhou. E isso foi um empurrão para mim, para enxergar que fazer essa série era mais do que um passatempo”, disse o artista.


O projeto ganhou apoio de Ivo Meirelles, Thalma de Freitas, Gaby Amarantos, MC Marcinho, Djavan, Negra Li, Black Alien e do ator francês Omar Sy, protagonista do filme "Intocáveis" (2012).


A exposição está aberta para visitação no hall da Elerj, na Rua da Alfândega, 8, 2ª andar, Centro do Rio, até o próximo dia 4 de dezembro.

A entrada é gratuita.



Serviço:

Exposição NegroNobre

Local: Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro, Rua da Alfândega, 8, 2ª andar, Centro

De seg a sex de 10h às 17h

Entrada Gratuita

2 visualizações