top of page

COLAGEM: SINGULAR E PLURAL

COLAGEM: SINGULAR E PLURAL, uma exposição em parceria com a Sociedade Brasileira de Colagem

Colagem é diversidade. Singular e Plural.



Sua singularidade aparece na forma única como cada artista responde ao mesmo desafio, à mesma pergunta. O processo de trabalho, tantas vezes solitário do colagista, também caracteriza essa singularidade. Plural, no processo de utilizar vários materiais e diversas plataformas. Plural também na formação de coletivos que já existiam e outros tantos que surgiram.


A Sociedade Brasileira de Colagem é um coletivo nacional de colagistas que, desde 2018, dissemina o conhecimento teórico da colagem e suas aplicações práticas. Interessados em trocar experiências, promovemos a colagem através de exposições, publicações, bate-papos e oficinas, entre outros projetos. A SBC valoriza e amplia os conhecimentos sobre a colagem como uma arte democrática e acessível.


Desejamos ser um ponto de referência para artistas atuantes, iniciantes e iniciados. Ao apresentar uma mostra múltipla, procuramos ampliar os olhares sobre a colagem brasileira e suas possibilidades.


O encontro da SBC com a Lateral Galeria surge pelo interesse em comum de contribuir com a cena brasileira contemporânea de arte. Trazer a mostra Colagem: singular e plural para esse contexto é uma forma de reconhecer e valorizar colagistas, expondo força e intensidade em diversos olhares. Estamos certos que esta pequena seleção não dá conta de falar de todas as formas do fazer, mas apresenta um recorte interessante sobre colagem e assemblagem. A escolha dos artistas levou em conta a longevidade do seu trabalho e seus processos investigativos.


Texto curatorial por @sociedadebrdecolagem

Kommentare


bottom of page