Romper paredes con papel
Alberto Pereira es artista visual, comunicador social y diseñador gráfico nacido en Río de Janeiro y criado entre Niterói, Río de Janeiro, Brasilia y Angra dos Reis.
_Prensa
2024
2023
2022
Rodrigo Retka - Arte de Segunda
RFI - Rádio França Internacional
2021
2020
Il Giornale Delle Belle Notizie
2019
2018
O Globo
Revista Hotéis
Lebtivity
Ahram Online
ECOB
Agência de Notícias Brasil-Árabe
2017
The Summer Hunter
Cultura Niterói
O Fluminense
2016
R7
Correio Braziliense
TNM
Metrópoles
A Revista da Mulher
Catraca Livre
2015
"Al encontrar una voz, la imagen experimenta una forma de encuadrarse, un desplazamiento contextual que saca a la luz significados potenciales en los que nadie pensaba antes de que la imagen fuera recontextualizada de esta manera. "- traducción libre de Maxime Boidy (2017), Les Études Visuelles Saint Denis: PUV, citado en FRANCISCO, Carla. «Alberto Pereira, un« artista negro »brésilien» Dans: Visual Slavery, [En ligne], mis en en en le 27 sept.2018. Disponible en: https: // imageslavery.hypotheses.org/285.
Alberto Pereira es un artista visual de vocación, licenciado en Comunicación Social por la PUC-Rio y Diseño Gráfico por SENAI Artes Gráficas. Nacido en Río de Janeiro, se crió entre Niterói, Río, Brasilia y Angra dos Reis. Su investigación artística utiliza enfoques basados en el collage y la semiótica, donde el estudio, la técnica y el lenguaje se alinean en composiciones digitales, palabras y lambe-lambe, una corriente del arte urbano que utiliza el papel como herramienta, plataforma y material de expresión.
Sus obras han sido presentadas en exposiciones individuales y colectivas, festivales de arte digital y urbano, convocatorias públicas independientes y salones de arte contemporáneo en países como Argentina, Brasil, Egipto, Francia, Italia y Líbano. Como uno de los principales nombres en la técnica de lambe-lambe (paste up) en el país, en 2016 creó la red Lambes Brasil, enfocada en promover, valorar y producir eventos y oportunidades para los artistas callejeros que producen lambe-lambe en el país. La red coprodujo eventos en Argentina, Brasil, Egipto, Líbano además de promover iniciativas independientes en Manaus (AM), Macaíba (RN), Goiânia (GO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) y São Paulo ( SP).
_Início na rua
Teve primeiro contato com a arte urbana a partir dos cartazes colados pelo Coletivo Gráfico e artistas como Denne e Rafo Castro. Começou a fazer intervenção urbana em 2011 após um aumento exorbitante das passagens do metrô, quando o Rio ganhou o título de transporte mais caro do Brasil. Colava dentro das estações e vagões no trânsito entre casa, faculdade e trabalho.
_Formação
Técnico em Design Gráfico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (2009)
Bacharel em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012)
Extensão em Strategic Thinking pela State University of New York at New Paltz (2014)
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio
_Collabs
_Exposições Solo
2018
LAMBE-LAMBE BRAZILIAN STREET ART
Instituto Guimarães Rosa / Brazil-Lebanon Cultural Center, Beirut, Líbano, LB
Produção: Sheyla Zago
2017
EMPATIA - Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Niterói, Rio de Janeiro, BR
Texto Curatorial: Peter de Albuquerque
2015
#NEGRONOBRE - ELERJ - Escola do Legislativo do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
#NEGRONOBRE + Corrida Sim à Igualdade Racial com ID_Br - Fundição Progresso, Rio de Janeiro, BR
_Exposições Coletivas
2024
Memórias Habitadas
Festival de Inverno, SESC Teresópolis
Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Barbara Copque, Letícia Puri e Roberta Mathias
Consultoria: Ana Paula Alves Ribeiro
2024
Poéticas do Agora: Mostra Edital Casa Europa
Centro Cultural da Justiça Federal + Consulado Geral da França + Goethe-Institut Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Evandro Salles
2023
Something Else III at the Citadel, Cairo, Egito, EGY
Curadora: Monica Hirano / Curador Chefe: Simon Njami
2023
Exposição Cidade 60+, Museu da República, Rio de Janeiro, BR
Produção: FOLGUEDO
2022
Por enquanto: os primeiros quarenta anos - Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense / Galeria de Arte Leuna Guimarães dos Santos
Curadoria: Alan Adi
2022
NALUTA NALATA - Museu Nacional da República, Brasília, BR
Curadoria: Simon Watson
Curador associado: Luan Cardoso
2022
Um olhar pro Sul, Porto Alegre, RS
Realização: Lateral Galeria e SOMOS Lares
2022
COLEÇÃO MAR + ENCICLOPÉDIA NEGRA - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Amanda Bonan, Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz
2021
EM CHAMAS - Reserva Cultural, Niterói Rio de Janeiro, BR
Provocação: Vilmar Madruga
2020
CASA CARIOCA - Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Marcelo Campos e Joice Berth
2020
ALZHEIMER - Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Igor Fonseca / ArtBio
2019
A CIDADE VISÍVEL - Centro Cultural da UERJ, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Diogo Bessa
2019
O GRITO - PENCE Coletivo, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Silvana Marcelina
2018
SOMETHING ELSE OFF BIENNALE - DARB 1718, Cairo, EGY
Curadoria: Simon Njami
Direção Artística: Moataz Nasr
2016
#NEGRONOBRE - N Design Parahyba, João Pessoa, Paraíba, BR
2016
DESCAMADA - Antiga Fábrica da Bhering, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, BR
Curadoria: Bárbara Morais e Gabriel Moraes
_Coleção Pública
Acervo MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro, BR
_Festivais
2019
FESTIVAL LAMBESGÓIA - Goiânia, Goiás, BR
FESTIVAL M.U.R.A.L - Museu Murillo La Greca, Recife, Pernambuco, BR
2018
PEGLAM INTERNATIONAL PASTE UP - Sorocaba, São Paulo, BR
ORIGRAFFES ORIGINAL GRAFFITI ES - Serra, Espírito Santo, BR
2017
INFINITAS, FÁBRICA LAB - Vitória, Espírito Santo, BR
GALERIA PROVIDÊNCIA - Morro da Providência, Rio de Janeiro, BR
CHEAP FESTIVAL - Bolonha, Emília-Romanha, ITA
2016
ART RUA - Santo Cristo, Rio de Janeiro, BR
LA PREMIÈRE EXPO DE GIF, BALIBART - Paris, Ilha de França, FRA
_Residências Artísticas
2018
THERE IS NO BORDER HERE - The Nomad Curator - artist in residency, Cairo, EGY
CONEXUS PROJECT - The Nomad Curator - artist in residency, Beirute, LEB
2016
AFROTRANSCENDENCE - Red Bull Station, São Paulo, São Paulo, BR
Curadoria: Diane Lima
Mentores: Benjamin Abras, Mahal Pita, VJ Vigas
_Artigos & citações
2022
CAMPOS, Marcelo. “O freio da Blazer”, a “cara da dura”: notas sobre itinerários entre a cidade, a arte, institucionalidades e ascendências afro-brasileiras. Dossiê Escritos e re-escritos da arte afro-brasileira. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, PPGAV-UFRJ, v. 28, n. 43, p. 318-338, jan.-jun. 2022. ISSN-2448-3338. DOI: https://doi.org/10.37235/ae.n43.18. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/54295/29656
2021
BAPTISTA, Juliana. Encontros entre Arte e Religião: Jesus pretinho vai à Missa. *Cientista Social. Mestranda em Memória Social na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (UNIRIO). Integra o Observatório do Patrimônio Religioso (OPR/UNIRIO). Endereço eletrônico: julianabpereira@edu.unirio.br, ORCID 0000-0002-5188-9853. Esse trabalho integra o conjunto de pesquisas do Observatório do Patrimônio Religioso, sendo parte de um projeto mais amplo de documentação e análise de obras de artistas contemporâneos que visam re-apresentar Jesus e outros personagens icônicos, por meio de grafites, lambes, pinturas etc. > Disponível para leitura aqui.
2020
CRUZ, Bianca. Arte Urbana como ferramenta de visibilidade na obra de Alberto Pereira < Universidade Federal Fluminense, Revista Cantareira > Disponível para leitura aqui.
2018
FRANCISCO, Carla. ALBERTO PEREIRA: UN “BLACK ARTIST” BRÉSILIEN « Alberto Pereira, un « Black artist » brésilien ». Dans : Visual Slavery, [En ligne], mis en ligne le 27 sept. 2018. Disponible sur: https://imageslavery.hypotheses.org/28
2018
DAMASCENA, C. A. (Cláudio Alves Damascena) ARTE NEGRA NA CONTEMPORANEIDADE: UM LUGAR DE CRÍTICA. « Monografia apresentada junto à Unidade de Educação a Distância e Tecnologia – EADTec/UFRPE como requisito parcial para conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais.
Orientador(a):Profª M. Sc Marluce Vasconcelos de Carvalho. > Disponível para leitura aqui.