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2022

Complexo de Vira-lata

Complexo de vira-lata é o nome da obra em lambe-lambe instalada durante a exposição NALUTANALATA, realizada em Brasília no Museu Nacional da República. A obra foi materializada por meio de doações de pessoas que acompanham o trabalho do artista, por conta da impossibilidade de apoio financeiro por parte do Museu e dos realizadores da exposição para o desenvolvimento estrutural de todas as etapas da obra: concepção, planejamento, pré-produção, impressão, produção, assistentes, registros estáticos, registros aéreos, transportes, traslados e alimentação de equipe. 

Ela exibe um cachorro caramelo SRD (sem raça definida), popularmente chamado no Brasil de "vira-lata", à margem da entrada principal do museu. A obra de 120m²  é uma proposição à inúmeras reflexões condicionais, das limitações, cenários, lugares sociais, não-lugares em que artistas produtores de arte pública, ou a dita "arte urbana", especialmente no Brasil, experienciam enquanto agentes e participantes de eventos, projetos institucionais, negociações, oportunidades, exposições artísticas etc. 

Complexo de vira-lata é uma expressão e conceito criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico: Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.¹

Quando o selo "urbano" convém? Qual é o limiar entre a arte dita urbana e a contemporânea? A não valorização deste tipo de arte a caracteriza como uma arte marginal ou "vira-lata" no cenário das artes visuais? Onde se encontram e se perdem as escolhas que permitem aos artistas visuais obterem recursos financeiros e condições materiais providas pelas instituições para realizarem suas obras? Quando a oportunidade é escárnio? Quando o escárnio pode ser ressignificado? Tudo isso não passa de complexo de vira-lata? 

¹ Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

Latida e Lambe

As latidas das ideias

terminam em lambe-lambe

espécie de mordida e afago

que carrego no peito e nas costas,

pigmento preto em papel branco.

 

Quase cachorro, vira-lata, caramelo

coisa complexa essa história

à margem do lado de dentro

imagem do lado de fora

papel que se funde, artista que se fode

sempre entre realizar e pedir esmola.

 

Não sei ao certo quando imprimi

viver sobre o papel, mas sigo sendo.

Posso ser rígido feito parede, fino como navalha

de tal modo que se amasso, estico

se rasgo, colo, se venta, esgueiro

e se dilacero, reciclo.

Drone: Ítalo Barreto

DOADORES

Alyssa Volpini

Ana Beatriz Novais

Anna Luiza de Araujo

Arturo Conde Edo

Augusto Lopes

Berenice Andrade

Bruna Alcantara

Carine Bender

Carla Luiza de Oliveira

Caroline de Cerqueira

Cibelle Arcanjo

Daniela Camargo Accioly

Daniele Sally

Danielle Rodrigues Portela

Danyelle Machado Espinelli

Diego Callegario

Diego Cavalcante

Diego Hernandez de Lima

Diego Pereira de Moura

Diogo Henrique CarvalhoDulce Terra Guimarães

Fabricia Ribeiro Santos da Silva

Gabriela Sanches

Gabrielle Alves

Geovanna Bacim

Giovanna Andrea Freitas

Greice Duarte

Guilherme Barros Lacerda

Guilherme L B Jesus

Helbert dos Santos Nogueira

Heloisa Godoi

Henrique Jose Santos

Hugo Oliveira

Isa Coimbra

Jean Wayllant

Jessica Maciel

João G Ramil

João Pedro Baraúna

Julia Millen

Juliana Cagliari

Juliana Gois Cerqueira

Karina Pavanelli

Kelvin Koubik

Larissa Anne Stoner

Leidiana Marinho Souza

Luang Senegambia

Lucas Cassarotti

Lucio Galeno

Luiz Fernando Carvalho

Marcos da Veiga Kalil

Marcos de Araújo

Marcos Simões Vaz

Mariana Barros de Souza

Paulo Asafe

Rafaella Siqueira

Raul Domingues

Regina Marques Moreira

Roberto Nogueira

Robson Taranto

Ronne Wesley

Sheila Zago

Sonia Regina Oliveira

Super Human Ltda

Sylvia Nogueira

Tamiris Almeida

Tatiana Leite Coelho

Thoya Lindner

Thulio Moreira

Vitória Helen

Vivian Muniz

Fotos: Juliana Uepa

Ficha Técnica:

 

NA LUTA NA LATA

Museu Nacional da República

Curadoria: Simon Watson

Curador associado: Luan Cardoso

International Liaison: Xavier Azua

Assistente:
Juliana Del Lama (@julianalama_)


Produção Gráfica:
Douglas Dobby, Felipe Sarau


Drone: Ítalo Barreto (@italobarret)  |  Foto Still: Juliana Uepa (@uepamano)


Agenciamento: 
Aborda (@aborda.arte)


Agradecimentos especiais:

Equipe de Limpeza e Segurança do Museu Nacional da República + Morena, Joaquim, Fabíola e Carlos Alberto
Alyssa Volpini, Carolina Herszenhut, Fabio Setti, Gabi Azevedo, Luis "Mão" Carvalho,

Mauricio Hora, Nina Soultoul, Rafa Guimarães, Tiphanie "Titi" Constantin

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