2023
Tecido Social
“Tecido Social” é o nome da obra desenvolvida de 30m², situada no telhado de uma residência na Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro. O lambe-lambe assume uma dimensão simbólica que aponta diretamente para a violência e para vulnerabilidade social.
A concepção teve origem durante a estadia em Barcelona, onde participou do encontro promovido pelo Stanley Center for Peace and Security, em colaboração com o Laboratório de Violência, Desigualdade e Poder do Kroc Institute da Universidade de San Diego e a CRIES (Coordenadora Regional de Pesquisa Econômica e Social).
“O nome da obra é “Tecido Social” como resultante das discussões dos encontros que tive com os editores, autores, outros implicadores e o próprio objetivo da publicação em si, de não só tecer diagnósticos sociais, como também apontar caminhos e possibilidades de retração das violências. A minha análise ao ver estudiosos, diversos objetos e estudos de caso, vindos de 41 profissionais, de 14 países distintos, 4 continentes, realidades e condições sociais completamente distintas, foi pensar se cabe um espaço de proteção e dignidade para todos. Longe de encontrar as respostas, mas com a intenção de provocar reflexão, a intervenção urbana para além da materialidade da obra propõe uma pergunta: até onde cobre o tecido social?”, declara o artista.
Fotos: Thaís Alvarenga
Ficha Técnica:
Arte: Alberto Pereira
Assistente: Daniel Gusf
Fotografia Base: Douglas Dobby
Modelos: Arthur Santos, Richard Setembrino e Rodolfo Adriano Felix
Produção Local: Leonardo Vieira
Fotografia Still: Thaís Alvarenga
Audiovisual: Thiago Maurílio (Perspectiva Audiovisual)
Locação: Gustavo Gama e Luci Gama
Assessoria: Roberta Mattoso (RoMa Comunicação)
Comunicação: Mariana Barboza (Aborda)
Agenciamento: Carolina Herszenhut (Aborda)