2022
Complexo de Vira-lata
Complexo de vira-lata é o nome da obra em lambe-lambe instalada durante a exposição NALUTANALATA, realizada em Brasília no Museu Nacional da República. A obra foi materializada por meio de doações de pessoas que acompanham o trabalho do artista, por conta da impossibilidade de apoio financeiro por parte do Museu e dos realizadores da exposição para o desenvolvimento estrutural de todas as etapas da obra: concepção, planejamento, pré-produção, impressão, produção, assistentes, registros estáticos, registros aéreos, transportes, traslados e alimentação de equipe.
Ela exibe um cachorro caramelo SRD (sem raça definida), popularmente chamado no Brasil de "vira-lata", à margem da entrada principal do museu. A obra de 120m² é uma proposição à inúmeras reflexões condicionais, das limitações, cenários, lugares sociais, não-lugares em que artistas produtores de arte pública, ou a dita "arte urbana", especialmente no Brasil, experienciam enquanto agentes e participantes de eventos, projetos institucionais, negociações, oportunidades, exposições artísticas etc.
Complexo de vira-lata é uma expressão e conceito criada pelo dramaturgo e escritor brasileiro Nelson Rodrigues, a qual originalmente se referia ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico: Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.¹
Quando o selo "urbano" convém? Qual é o limiar entre a arte dita urbana e a contemporânea? A não valorização deste tipo de arte a caracteriza como uma arte marginal ou "vira-lata" no cenário das artes visuais? Onde se encontram e se perdem as escolhas que permitem aos artistas visuais obterem recursos financeiros e condições materiais providas pelas instituições para realizarem suas obras? Quando a oportunidade é escárnio? Quando o escárnio pode ser ressignificado? Tudo isso não passa de complexo de vira-lata?
¹ Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata
Latida e Lambe
As latidas das ideias
terminam em lambe-lambe
espécie de mordida e afago
que carrego no peito e nas costas,
pigmento preto em papel branco.
Quase cachorro, vira-lata, caramelo
coisa complexa essa história
à margem do lado de dentro
imagem do lado de fora
papel que se funde, artista que se fode
sempre entre realizar e pedir esmola.
Não sei ao certo quando imprimi
viver sobre o papel, mas sigo sendo.
Posso ser rígido feito parede, fino como navalha
de tal modo que se amasso, estico
se rasgo, colo, se venta, esgueiro
e se dilacero, reciclo.
Drone: Ítalo Barreto
DOADORES
Alyssa Volpini
Ana Beatriz Novais
Anna Luiza de Araujo
Arturo Conde Edo
Augusto Lopes
Berenice Andrade
Bruna Alcantara
Carine Bender
Carla Luiza de Oliveira
Caroline de Cerqueira
Cibelle Arcanjo
Daniela Camargo Accioly
Daniele Sally
Danielle Rodrigues Portela
Danyelle Machado Espinelli
Diego Callegario
Diego Cavalcante
Diego Hernandez de Lima
Diego Pereira de Moura
Diogo Henrique CarvalhoDulce Terra Guimarães
Fabricia Ribeiro Santos da Silva
Gabriela Sanches
Gabrielle Alves
Geovanna Bacim
Giovanna Andrea Freitas
Greice Duarte
Guilherme Barros Lacerda
Guilherme L B Jesus
Helbert dos Santos Nogueira
Heloisa Godoi
Henrique Jose Santos
Hugo Oliveira
Isa Coimbra
Jean Wayllant
Jessica Maciel
João G Ramil
João Pedro Baraúna
Julia Millen
Juliana Cagliari
Juliana Gois Cerqueira
Karina Pavanelli
Kelvin Koubik
Larissa Anne Stoner
Leidiana Marinho Souza
Luang Senegambia
Lucas Cassarotti
Lucio Galeno
Luiz Fernando Carvalho
Marcos da Veiga Kalil
Marcos de Araújo
Marcos Simões Vaz
Mariana Barros de Souza
Paulo Asafe
Rafaella Siqueira
Raul Domingues
Regina Marques Moreira
Roberto Nogueira
Robson Taranto
Ronne Wesley
Sheila Zago
Sonia Regina Oliveira
Super Human Ltda
Sylvia Nogueira
Tamiris Almeida
Tatiana Leite Coelho
Thoya Lindner
Thulio Moreira
Vitória Helen
Vivian Muniz
Fotos: Juliana Uepa
Ficha Técnica:
NA LUTA NA LATA
Museu Nacional da República
Curadoria: Simon Watson
Curador associado: Luan Cardoso
International Liaison: Xavier Azua
Assistente:
Juliana Del Lama (@julianalama_)
Produção Gráfica:
Douglas Dobby, Felipe Sarau
Drone: Ítalo Barreto (@italobarret) | Foto Still: Juliana Uepa (@uepamano)
Agenciamento:
Aborda (@aborda.arte)
Agradecimentos especiais:
Equipe de Limpeza e Segurança do Museu Nacional da República + Morena, Joaquim, Fabíola e Carlos Alberto
Alyssa Volpini, Carolina Herszenhut, Fabio Setti, Gabi Azevedo, Luis "Mão" Carvalho,
Mauricio Hora, Nina Soultoul, Rafa Guimarães, Tiphanie "Titi" Constantin