top of page

2018

SOMETHING ELSE ii: OFF BIENNALE CAIRO

mustafa nageh

Mustapha Nageh. Foto: Alexandre Furcolin

ANBA
Câmara de Comércio Árabe Brasileira
Bruna Garcia Fonseca

Seis brasileiros expõem suas obras na segunda edição da Off Biennale Cairo, bienal de arte organizada pela Something Else, iniciativa independente de artes visuais sem fins lucrativos da capital egípcia, que vai até o próximo sábado (15), no Centro Cultural Darb 1718, no Cairo. A mostra tem participação de mais de 100 artistas locais e internacionais. A entrada é gratuita.

Os brasileiros participantes são Alberto Pereira, Amaro Abreu, Cesar Meneghetti, Vinícius Couto, Alexandre Furcolin e Luiza Prado. A produtora brasileira Mônica Hirano, da Something Else, ajudou a conceber o evento. Uma das curadoras da exposição é a também brasileira Sheila Zago.

O tema da bienal deste ano é “E se isso não tivesse acontecido?” (“What if it didn’t happen?”, no original), com a intenção de mostrar como seria o mundo se as coisas fossem diferentes, subvertendo os valores tradicionais da sociedade, conforme informou Sheila Zago, que fez a curadoria das obras de nove artistas internacionais, sendo dois deles os brasileiros Alberto Pereira e Amaro Abreu. Os outros artistas sob sua curadoria são dos Estados Unidos, Portugal, Índia e Paquistão, e dos países árabes Síria, Iêmen e Líbano. Outros árabes que participam da mostra, além dos egípcios, são do Iraque, Argélia, Arábia Saudita, Sudão e Jordânia.

As obras de Alberto Pereira, por exemplo, são lambes feitos especialmente para a bienal. “Ele quis retratar pessoas que são consideradas invisíveis; ele tirou fotos de dois operários que trabalham na exposição, nos bastidores, e os colocou em um lugar de destaque, subvertendo os papeis”, contou Zago.

Registro de trabalho realizado em parceria com o artista egípcio Hedayah, nas ruas do bairro Fustat (Old Cairo) fora do circuito da Bienal

Mohamed Nageh

bottom of page